
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou que as aulas serão retomadas em três centros e no Complexo Administrativo nesta segunda-feira (14), no Câmpus I, em Campina Grande. No entanto, o prédio da Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), onde um homem foi assassinado a tiros no dia 3 de abril, continuará sem atividades até o dia 28 deste mês.
A suspensão das atividades ocorreu após o assassinato de Keine Diniz, de 40 anos, dentro de uma copiadora da qual era sócio, localizada dentro da central acadêmica. O crime aconteceu durante o horário de aulas e gerou pânico entre estudantes, professores, funcionários e demais frequentadores do campus.
Retomam as atividades nesta segunda-feira: CCT (Ciências e Tecnologia), CCBS (Ciências Biológias e Saúde), CCJ (Ciências Jurídicas) e o Complexo Administrativo da universidade.
Já o retorno das atividades na central ocorrerá apenas no dia 28 de abril, segundo a UEPB, para viabilizar a implementação de um Projeto Piloto de Segurança e a realização de ajustes na infraestrutura do prédio.
Entre as medidas de segurança anunciadas para a central acadêmica está a implantação de um controle de acesso rigoroso, com a atuação coordenada de agentes de portaria e vigilância nas duas entradas do prédio. A instituição também incluirá o uso de detectores de metais, sendo exigida para professores, técnicos administrativos e estudantes a partir da reabertura.
Outras ações de segurança também serão implementadas em todo o Campus I, em Campina Grande. Entre elas, estão a substituição da iluminação atual por lâmpadas de LED, o reforço da vigilância armada e motorizada, a realização de rondas regulares da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba e a instalação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras, desenvolvido em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estadual.
Por g1 PB