Investigação segue em andamento para identificação dos responsáveis pelo envenenamento de cães no Campus de Cuité da UFCG

O Centro de Educação e Saúde (CES) campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) registrou, no dia 13 de março, uma ocorrência de envenenamento de cães nas dependências do campus. Vários animais apresentaram sinais de envenenamento ao amanhecer, e um deles não resistiu, vindo a falecer após agonizar. O incidente gerou indignação entre a comunidade acadêmica, que tem se mobilizado para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
A Polícia Civil esteve no local, realizando uma visita tanto em áreas externas quanto internas, no intuito de colher informações que possam levar à elucidação do caso. O delegado Homero Perazzo Filho afirmou que as investigações seguem em andamento e que esforços estão sendo feitos para identificar os culpados pelo crime de envenenamento, que é classificado como um ato de maus-tratos a animais.
De acordo com o Art. 32, §2º da Lei 9.605/2008, a prática de maus-tratos contra animais, como o envenenamento, é considerada crime e pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Caso o ato resulte na morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.
(Ascom CES/UFCG)